Filamentos no Sol podem trazer riscos à Terra


(Fonte: Revista Galileu)Na última terça-feira (30/9), a sonda da NASA Solar Dynamics Observatory (SDO) registrou algumas imagens que apontam a presença de um enorme filamento na superfície do sol. O padrão da estrutura é altamente ondulado, lembrando o movimento de uma cobra ou de um rio - mas caso fosse esticada, mediria cerca de 1,6 milhão de quilômetros, o equivalente a 100 vezes o tamanho da Terra.
O fenômeno é causado pela atuação de poderosas forças magnéticas, que eventualmente suspendem o material solar composto por plasma acima da superfície da estrela. Apesar de serem altamente instáveis, filamentos como este podem durar por dias ou até semanas. Esse material, por ora, pode representar um risco para a Terra, podendo causar panes em eletrônicos e na rede elétrica.
A SDO foi lançada em 2010 com o objetivo de monitorar todas as atividades de nossa estrela 24 horas por dia. Desde então, já forneceu dados valiosos aos pesquisadores sobre como ela se comporta e também sobre como afeta a Terra e os planetas vizinhos.

Nenhum comentário